Olá líder jovem,
Hoje quero compartilhar uma ideia que poderá fazer a diferença em sua comunidade jovem, já utilizamos este formato e funcionou muito bem!
Vamos começar analisando um texto:
"E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo." (Êxodo 18:21-22)
O contexto deste verso é o encontro entre Moisés e o seu sogro no acampamento do deserto, onde Jetro ouviu a história de como Deus havia guiado o povo até aquele momento... No dia seguinte, Jetro viu que Moisés ouvia e atendia todas as causas do povo e isso estava o sobrecarregando, por isso deu um conselho muito inspirado de escolher pessoas tementes a Deus que pudessem analisar as causas menores e filtrar as maiores para levá-las até Moisés, assim dividiria a carga e multiplicaria a quantidade de causas resolvidas dia a dia.
Da mesma forma, gostaria de fazê-lo pensar... Quando somos nomeados líderes de jovens, precisamos formar uma equipe de trabalho. Sabemos que o Ministério Jovem é muito amplo e requer uma grande responsabilidade, que envolvem várias atividades onde apenas um líder não consegue "dar conta" deste ministério.
Por isso, assim como Jetro, quero aconselhar você a escolher jovens para sua equipe, recomendo que você ore a Deus para este processo... Para fortalecer o ministério jovem, bem como dividir a carga, sugiro que você escolha jovens para coordenar as seguintes áreas dentro do departamento: musical, social, espiritual, missionário, publicação e comunicação.
Áreas x Responsabilidades:
Música: Responsável por coordenar a parte de louvor do Ministério Jovem, tais como: montar equipe de louvor, mensagens musicais nas programações e escola sabatina, etc.
Social: Responsável por coordenar a parte social dos jovens, eventos tais como: saídas, noite de jogos, festas, filmes, etc.
Espiritual: Responsável por coordenar a parte espiritual dos jovens, tais como: encontro G148, Desjejum Jovem, escola sabatina, vigílias, etc.
Missionário: Responsável por coordenar as ações missionárias.
Publicação: Responsável por coordenar a parte de publicações. Alguém que goste de ler livros religiosos, que tenha conhecimento e seja consagrado, que seja capaz de promover de uma forma criativa, livros e incentive a leitura.
Comunicação: Responsável por coordenar a parte de comunicação e mídia dos jovens. Deve ser uma pessoa criativa, que saiba fazer marketing e preferencialmente que entenda de tecnologia.
Importante salientar que estes coordenadores não devem fazer tudo sozinhos, o ideal é terem jovens que os auxiliem nestas áreas... Com estas divisões, o Ministério Jovem será fortalecido, pois você não precisará pensar em todas as áreas e organizar tudo "sozinho". Imagine o lado positivo de ter pessoas diferentes, cada um pensando em cada área, haverão vários assuntos sendo tratados e pensados com exclusividade/qualidade.
É extremamente importante fazer reuniões periódicas com todos os coordenadores, para compartilhar as ideias, pensarem juntos e assim montar o calendário/planejamento do departamento jovem.
Com isso o departamento jovem ficará repleto de atividades, fortalecerá o ministério e os jovens ficarão sempre envolvidos e animados...
Que Deus abençoe muito sua base!
Um forte abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário