Arquivo do blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Desafio desigual!

Olá líder jovem,

No mundo atual, como líder de jovens, temos um desafio desigual! O mundo está repleto de entretenimentos e eventos que atraem os jovens, diversão, prazer, tomam conta da juventude. Além disso, outro fator desigual é o tempo, o jovem adventista passa apenas o sábado e o domingo (alguns também assistem o culto de quarta-feira) na igreja e o restante da semana fica no trabalho, na faculdade, no shopping, etc. Em outra palavras, temos o desafio imenso de concorrer contra o que o mundo oferece e com pouco tempo disponível. A pergunta é: Como conseguir isso?

Considere uma vitória se o jovem pensar na igreja e sentir saudade do final de semana ou ter vontade que o tempo passe logo para estar com os jovens de sua igreja, mas como podemos fazer com que os jovens pensem nisso durante a semana? Bom, não existe uma fórmula mágica para isso, até porque depende muito do perfil dos jovens que frequentam sua igreja, mas vamos a algumas dicas:

1) Envolvimento: É fundamental que você conheça e seja um amigo dos seus jovens, por isso, após os cultos esteja na roda de conversa dos jovens, dê atenção a todos, converse, demonstre amor e atenção por cada jovem, dê conselhos quando necessário sempre baseados na bíblia, nunca critique ou fale ríspidamente, não chame a atenção do jovem publicamente, peça sabedoria a Deus, etc.

2) Seja um jovem: Nem sempre quem está liderando é jovem, a dificuldade nesse caso é que o jovem tem muita energia e disposição, ao contrário de alguém mais velho. Além disso a linguagem é diferente. Não entenda como uma crítica e que estou insinuando que uma pessoa mais velha não possa liderar o ministério, mas essa pessoa tem que se atualizar, se adequar e se envolver e agir como um jovem para corresponder as expectativas. Assim como o apóstolo Paulo se adequava de acordo com o publico alvo, estudava e depois agia de acordo com eles, como líderes de jovens devemos usar esta mesma estratégia (claro, desde que não interfira em nossos princípios).

3) Explore a tecnologia: Hoje em dia o jovem está sempre online, seja no computador, notebook, tablet, smartphone, etc. A internet em si não é o problema, tudo depende de como ela é usada, em outras palavras a internet pode ser uma maldição, como também uma benção, use as redes sociais  para atrair os jovens. Faça marketing dos programas, publique palavras de incentivo a consagração diária, compartilhe reflexões, diga que você está orando pelos seus jovens, etc. Vale salientar também, cuide com as suas publicações, pois eles estão sempre te observando.

4) Desafios: O jovem gosta de ser desafiado, por isso organize um desafio (missionário, social, comunitário, etc) e o divulgue com antecedência, venda esse desafio com alegria e motivação, isso deixará o seu jovem já sonhando, pensando no desafio, ansioso para que chegue a data do evento.

5) Exemplo: O jovem tem um senso crítico muito aguçado e tem uma tremanda facilidade para ver se o líder vive o que prega, aquela frase conhecida: "faça o que eu digo, não faça o que eu faço" não tem valor para o jovem, deixa-o desapontado e ele não terá respeito e confiança no líder. O exemplo é fundamental, não tente forçar uma imagem que não é a sua líder, pois o jovem também tem a facilidade de identificar se você está sendo falso ou verdadeiro. Para você ter um exemplo de cristianismo genuíno, somente andando ao lado de Deus diariamente, quanto mais perto de Deus mais você refletirá a Sua imagem.

Enfim, como mencionei anteriormente não tem um passo a passo, por isso ore muito, estude os seus jovens, conheça-os individualmente, se envolva, dê atenção, mande mensagens para eles e tenho certeza que os jovens ficarão pensando na igreja, com isso inevitavelmente e implicitamente estarão se preocupando e buscando as coisas divinas.

Pense:
O segredo é envolvimento, se jovem estiver envolvido mais forte espiritualmente ele ficará, mais ele procurará o líder e os jovens para pedir ajuda e oração para passar por suas dificuldades, mais perto de Deus ele estará, mais preocupado em buscar a Deus, mais influência positiva e cristã você terá sobre ele e isso auxiliará e muito na salvação que é o principal objetivo.

Estou orando por você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário