Arquivo do blog

segunda-feira, 7 de março de 2016

A arte de passar a lição!

Olá líder,

Hoje quero compartilhar com você algumas dicas de como passar a lição da escola sabatina, para os jovens de sua classe, de uma forma criativa que faça com que todos participem e tenham vontade de estudá-la diariamente.

Passar a lição não é uma tarefa fácil, principalmente para os jovens... Nestas horas a criatividade deve "falar mais alto"! É muito comum ver professores fazendo a lição na espécie de um "monólogo", ou seja, o professor fala e os jovens apenas ouvem, também é comum ver pessoas centralizando a lição nas histórias de personagens bíblicos, não trazendo as lições praticas para o contexto do cotidiano dos jovens... De fato, passar/recapitular a lição não é simples!

Por isso a dica é usar a criatividade... É importante que o professor consiga identificar a essência da lição, as reflexões e as lições que cada estudo está tentando passar ao aluno. Compreendendo o objetivo da lição, bem como a essência e as lições que estão sendo expostas na mesma, o professor poderá usar a criatividade para recapitular a lição de uma forma dinâmica e envolvente.

Tenho duas sugestões que já usamos e deu muito certo!

1) Lição estilo Código Aberto:
Durante a semana o professor deverá analisar a lição, elaborar perguntas práticas e do cotidiano de cada jovem e fazê-las no sábado com o intuito de envolver a todos. Faça perguntas atuais e combine as respostas fazendo um link com a lição. A ideia é fazer a lição estilo ao programa: "Código Aberto" da TV Novo Tempo, assista o programa, preste a atenção e anote o que achar interessante. Faça um teste na sua classe, você se surpreenderá.

2) Lição estilo "Na Fogueira"
Colocamos este nome com a ideia de que o jovem não tenha opção, ele deverá responder a pergunta ou fazer um desafio. Esta é uma forma criativa de passar a lição, neste método o professor deverá fazer as perguntas e imprimí-las em folha de papel. Da mesma forma que a do "Código Aberto" o professor deverá fazer perguntas relacionadas a lição, porém com a realidade do cotidiano dos jovens. Neste método, o professor deverá:

-  imprimir as perguntas, recortá-las e colocá-las em uma caixa (para sortea-las)
-  imprimir alguns desafios (tarefas) para o jovem fazer durante a semana, recortá-los e colocar em uma caixa
-  usar uma bolinha (pode ser de tênis)

A ideia é que o professor inicie jogando a bolinha a um jovem da classe, o jovem que receber a bolinha deverá pegar a caixa de perguntas, pegar um dos papéis, ler a pergunta em voz alta e dar sua opinião. Como moderador você deve instigar os outros jovens a darem suas opiniões, perguntar se alguém pensa de forma diferente ou quer fazer algum comentário sobre a pergunta. Após isso, o jovem que recebeu a bolinha, deverá escolher outro jovem da classe e jogar a bolinha, da mesma forma, deverá pegar a caixa de perguntas e proceder conforme o primeiro e assim sucessivamente. Caso algum jovem não queira responder, a regra é que ele sorteie um desafio (pegar na caixa dos desafios) e faça a tarefa durante a semana, ele deverá postar no facebook ou whatsapp uma prova de que executou a tarefa ou falar sobre a experiência no próximo sábado.

Uma dica interessante é você colocar junto na caixa das perguntas, frases como:

"Parabéns! Você ganhou um desafio! Sorteie um desafio da caixa dos desafios"
"Ufa, você se livrou dessa rodada... Jogue a bolinha para outro jovem da classe..."

Enfim, use a criatividade!
De fato tem sido muito interessante os resultados destes formatos de estudo da lição, os jovens tem se interessado em estudar a lição diariamente e todos estão se envolvendo e contribuindo na lição.

É importante salientar que o professor é o responsável por fazer comentários oportunos, quando necessário, fazendo um link com a lição... Também deve fazer o fechamento expondo os principais pontos e concluindo o estudo.

Que Deus te abençoe!

14 comentários:

  1. Muito bom, vou aplicar na minha classe .

    ResponderExcluir
  2. entrei na classe de jovens agora como professora, e estamos usando a primeira diga do codigo aberto, é muito bom , ganhamos tempo com os principais pontos da lição.Mas confesso que a segunda opção com sugestão de desafios é 10!!Obrigada por colaborar !!!

    ResponderExcluir
  3. Minha esposa comentou eu assino em baixo, bom demais !!

    ResponderExcluir
  4. É bom poder ajudá-los! Que Deus abençoe vocês e as classes de jovens...

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Favor postar mais idéias de recapitulação da lição jovem!!

    ResponderExcluir
  6. Mto legal.. vou usar essas ideias ai.. aki fazemos Mega lição e Lição em ação.. dois formatos uma da mega senha e outro da imagem e lição.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas ideias
    Top
    Vou mandar pros meus lideres

    ResponderExcluir
  8. Muito legal essa idéia dos desafios, vou aplicar na minha classe

    ResponderExcluir
  9. Amei a sugestão. Top!
    Vou tentar aplicar esse método

    ResponderExcluir
  10. Vou usar na minha classe amanhã já!tenho certeza que será de grande eficácia

    ResponderExcluir
  11. O professor dos adolescentes da nossa igreja saiu de férias e simplesmente me falou vc vai passar a lição até eu voltar eu nunca o fiz mas estou confiante que o espírito Santo vai me guiar ótimas dicas obrigado

    ResponderExcluir