Em algumas situações, você provavelmente ouvirá algo que não goste ou alguma crítica e/ou questionamento que o deixará desconfortável... Neste momento a tendência natural do ser humano é irritar-se e muitas vezes falar algo de forma ríspida/irada, isso devido ao "calor da emoção", que com certeza em outras ocasiões não teria sido falado.
O verso acima nos ensina que devemos estar sempre pronto a ouvir, aliás ouvir muito mais do que falar, também podemos ver que devemos sempre pensar com calma, ter paciência antes de falar e evitar ficar irritado. Quando estamos irritados, o tom de nossa voz muda, não falamos com suavidade e inevitavelmente a pessoa que está nos ouvindo também fica exaltada.
Como seres humanos falhos que somos, temos a tendência de falar, humanamente falando ninguém quer "levar desaforo para casa", não é verdade? Não é fácil ser paciente em todas as situações da vida, mas precisamos buscar isso, precisamos pedir auxílio divino. Como cristãos e principalmente como líderes cristãos, devemos ter tato com as pessoas, ser gentis, falar com mansidão, amor, tranquilidade e sempre falar com sabedoria. Para conseguirmos isso, somente com o auxílio de Deus, peça sabedoria a Ele e peça também que o Espírito Santo habite no teu coração. Devemos manter um relacionamento íntimo com Deus, pedir o poder do Espírito Santo para ter os frutos do espírito:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22)
Humanamente falando, realmente isso não é fácil, exige muita oração, dedicação e também "exercício", quando surgir alguma situação assim, releve, pense, mantenha a calma, respire, dá um tempo, beba água, mantenha o controle, tenha domínio próprio e com o passar do tempo, após muita oração e comunhão, Deus irá te auxiliar neste aspecto. Devemos ser mansos, pacientes, porque palavras faladas ríspidamente ou demonstrando uma certa raiva, afasta as pessoas e esse não é nosso objetivo, pelo contrário, queremos atraí-las para Cristo.
Meus
filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém
pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1
"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo." (1 João 2:1)1 João 2:1
Quem escreveu o verso acima foi João, o interessante é que João antes de seu ministério ao lado de Jesus e até mesmo durante, era considerado o "filho do trovão", não tinha "papas na lígua", se irritava frequentemente... Mas note que nos livros que ele escreveu, ele sempre escreve com AMOR, sempre de forma carinhosa: filhinhos, amados, queridos... Como o "filho do trovão" tornou-se uma pessoa tão amável? Relacionamento com Deus, busca e também pelo exemplo de Cristo. Devemos imitar a Cristo.
Quando existe uma situação difícil, que muitas vezes pode nos levar a íra, costumo a brincar dizendo: Apenas sorria e acene, frase clássica que os "Pinguins de Madagascar" costumam a dizer em situações complicadas. Apesar da brincadeira, tem um pouco de verdade, apenas sorria e acene, ore, espere a situação passar, pense com calma, seja gentil e amável e com certeza Deus te abençoará abundantemente!
Que possamos ser como Cristo, pessoas mansas, pacientes, que falam com muito amor e carinho e conquistam pessoas levando-as para a salvação.
Não
sirvais ao inimigo de Deus manifestando um espírito ríspido e
indelicado. Só entrarão no Céu os que venceram a tentação de
falar e agir de maneira indelicada e ríspida. Cumpri
a vontade de Cristo, falai as palavras de Cristo, e o
Senhor Jesus, por Seu Santo Espírito, será um hóspede em vosso
lar.
Carta 133, 1904. Meditações Matinais - Este dia com Deus pg.109
Que Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário